sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BOLETIM LITURGICO E INFORMATIVO DOMINICAL

N° 092 Recife, 18 de setembro de 2011 ANO XXIX

A CRUZ DE CRISTO: O MAIOR SIMBOLO CRISTÃO

A crucifixão era uma forma de pena oriental que foi introduzida no Ocidente pelos persas. Foi pouco usada pelos gregos, mas muito utilizada pelos cartagineses e romanos.

Na literatura romana, a crucifixão é descrita como punição cruel e temida, não sendo aplicada aos cidadãos romanos, mas apenas aos escravos e aos não-romanos que houvessem cometido crimes atrozes, como assassinato, furto grave, traição e rebelião. Seguindo a forma romana de crucifixão Jesus provavelmente carregou somente a parte transversal da cruz, pois a parte vertical era deixada no local da execução à espera do condenado. Os braços eram inicialmente amarrados e somente ao chegar no local eram pregados ao madeiro. Acontecia o mesmo procedimento com as pernas e pés.

A vítima era suspensa pouco mais de um metro do chão para que as pessoas pudessem dar de beber uma mistura de água e fel ou vinagre para ser mantida o tempo inteiro consciente, sem haver possibilidade de desmaios (Mt 27,48). Os romanos crucificavam os criminosos inteiramente nus e não há motivo para se pensar que tenha sido feita alguma exceção para Jesus. As vestes do crucificado eram entregues aos soldados para serem divididas. As vestes de Jesus não foram divididas, mas sorteadas, pois era de tecido fino e sem costuras. Tal indumentária e feitio não poderiam ser destruídas, por isso preferiu-se lançar sorte. (Mt 27,35ss).

Uma inscrição com o nome do criminoso e a natureza do seu crime era feita sobre uma tabuinha, que o condenado levava pendurado no pescoço até o local da execução; essa tabuinha foi afixada acima da cabeça de Jesus na cruz. Por ironia de Pilatos, a inscrição de Jesus não indicava um crime, mas registrava simplesmente a expressão "rei dos judeus" (Mt 27,37). A inscrição era feita em três línguas: aramaico, o dialeto local; o grego, a língua do mundo romano e o latim, a língua oficial da administração romana.

A morte de Jesus foi muito rápida. Ele ficou suspenso à cruz algumas horas. Geralmente a morte dos condenados à cruz se dava depois de alguns dias após pregado. Este foi o caso dos dois ladrões que ladeavam Jesus: foram- lhe quebradas as pernas para que o fim fosse apressado, pois a Páscoa judaica se aproximava (Jo 19,32ss).

No Novo Testamento, o simbolismo teológico da Cruz só aparece em uma afirmação do próprio Senhor e nos escritos de São Paulo. Jesus disse que aqueles que o seguem devem tomar a sua própria Cruz, perdendo assim a vida, para depois conquistá-la (Mt 10,38). Não se trata apenas de alusão à sua própria morte, mas também da afirmação de que seu seguimento exige a negação de si mesmo (Mc 8,34), o total desprezo pela própria vida, pelo bem-estar, pelas posses pessoais, a tudo aquilo a que se deve renunciar para seguir Jesus.

Paulo pregava o Cristo crucificado, embora isto fosse escândalo para os hebreus e loucura para os gentios (1Cor 1,23). A linguagem da Cruz é absurda para aqueles que, sem ela, se perdem; entretanto é poder de Deus para aqueles que se salvam. (1Cor 1, 18).

John Mckenzie

ATIVIDADES DO MÊS DE SETEMBRO
18 Dia da Escola Bíblica Dominical
23 Início da Primavera
24 11º. Aniversário dos Adolescentes/UPA – IPJSP


REUNIÕES SEMANAIS DA IGREJA

Domingo 8h, Oração 9h, Escola Dominical 18h,Culto Vespertino
Segunda 8h, Oração-SAF 19:30h, Reunião-SAF
Terça 15h, Gabinete Pastoral 19:30h, Culto de oração
Quarta 19:30h, Culto Piracicaba
Quinta 19:30h, Culto de Doutrina.
Sexta 19:30h, Ensaio do Coral

LEITURA BÍBLICA PARA MEDITAÇÃO DIÁRIA
Seg. 19/09 Gálatas 2:11-16 Lucas 3:19-22
Ter. 20/09 Gálatas 2:21-3:7 Lucas 3:23-4:1
Qua. 21/09 Gálatas 3:15-22 Lucas 4:1-15
Qui. 22/09 Gálatas 3:23-4:5 Lucas 4:16-22
Sex. 23/09 Gálatas 4:8-21 Lucas 4: 22-30
Sab. 24/09 1 Coríntios 4:17-5:5 Lucas 4:31-36
Dom 25/09 Gálatas 5:22-6:2 Lucas 6:17-23



DINÂMICA DA IGREJA

PEDIDOS DE ORAÇÃO “está enfermo aquele que tu amas”: Hildete Gomes, Marisa, Jaci, Iolando, Marineide, Adení, Luzineide Sales, Solange, Ailton e Aíde Rodrigues, Selma, Antônio, Rev. Davi Falcão, Judite Oliveira, Tânia Moura, Camila Santos, Azenete Feijó, Cícera, João Batista, Amarina, Pb. Francisco, Antônio José, Iêda, Lindinalva, Raul Bueno, Eliza Marotti, André Ricardo, Milenna, Denise Câmara, Marcio, Mário César, Marise Barros, Ladislau Cabral, Wilams Rodrigues, Karinne Fernandes, Genoveva e Nelson Ximenes, Cristiane Mendes, Rachel Bueno.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA: Valderez Costa (19/09), Pb. Isaías Sales (22/09), Andressa Karla (24-09) e Pb. Libanio Bezerra (25/09) -
Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios. (Salmos 90:12)


CULTOS DE QUINTA-FEIRA: Esteja participando dos cultos de Quinta feira as 19.30h. O pastor está fazendo uma exposição no evangelho de João.

AVISOS: Qualquer aviso para ser postado no boletim ou agendar uma conversar com o Rev. Luiz Augusto, por favor, procure Iara Carina (secretaria.ipjsp@hotmail.com) ou entre em contato pelo tel. da igreja: 34558572, das 14:00 às 18:00, de segunda à sexta-feira.

SAF: No dia 21/09 o Departamento Flor do Campo estará dirigindo o culto na Congregação de Piracicaba. Todos estão convidados.

CADA DIA NATAL: Se você deseja adquirir o Devocionário Cada Dia Natal, para distribuir aos seus parentes ou mesmo fazer trabalho de evangelização, entre em contato com Iara Carina e solicite-os. O preço, que deve ser confirmado, ficará em torno de R$2,50 cada. Daremos maiores detalhes na semana que vem.

REV. IVSON RODRIGUES: Recebemos com alegria nosso irmão Rev. Ivson Rodrigues e sua família. Ele estará ensinando na Escola Dominical e pregando no culto vespertino. Que Deus abençoe sua vida e seu ministério.

REV. LUIZ AUGUSTO: Está ausente devido a uma viagem. Ele deverá regressar na Quarta-feira. Acompanhemo-lo com nossas orações bem como a Rachel com respeito a sua saúde.


CULTO VESPERTINO - 18 HORAS
Prelúdio: Instrumental
Cântico de Entrada

CONFISSÃO E CONTRIÇÃO
Leitura Alternada do Salmo 32

Hino de Confissão: “KYRIE”: Senhor tem Piedade de nós, Cristo tem piedade de nós, Senhor tem piedade de nós, Sim, tem piedade de nós”!

Oração Silenciosa

Oração Pastoral

ADORAÇÃO E LOUVOR
Leitura Alternada do Salmo 145

Hino 3: “A Igreja em adoração”

Oração

Cânticos espirituais

EDIFICAÇÃO
Oração com as Crianças

Leitura Bíblica e Mensagem Bíblica

Cântico

CONSAGRAÇÃO DOS DÍZIMOS E OFERTAS
Leitura Conjunta em Provérbios 3.9-10: “Dê honra ao Senhor, oferecendo a Ele a primeira parte de tudo quanto você ganha. Ele lhe dará trigo e cevada para encher completamente os seus celeiros; fará os seus tanques de espremer uvas transbordarem de tanto vinho!”

Hino 172: “Chuvas de bênçãos”

Oração de ação de graças

Agradecimentos / Avisos

Oração e Benção Apostólica

Poslúdio: Abraço da Comunhão