domingo, 27 de fevereiro de 2011

N° 064 Recife, 27 de fevereiro de 2011

“ESPIRITUALIDADE DE ACAMPAMENTO”
“Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Os homens serão egoístas,...guardarão a aparência de piedade, negando-lhe entretanto o poder. Afasta-te também deles”. (2 Timóteo 3.1-5)

Durante a história da igreja cristã, os discípulos de Jesus Cristo, sempre buscaram uma espiritualidade sincera, verdadeira e cheia de temor. Essa espiritualidade não dependia de pessoas, mas se alimentavam de práticas que não tinham nada de inovadoras. Oravam incessantemente a Deus e buscavam nas escrituras sagradas do Antigo Testamento palavras que lhes consolassem, ouviam os relatos dos que estiveram com Jesus Cristo e viviam seu di-a-dia, buscando as coisas simples e ajudando as pessoas necessitadas.
Não dependiam de eventos, mas mantinham suas vidas com as chamadas “disciplinas espirituais”. Liam os Salmos e oravam. Estas práticas eram diárias e o domingo de manhã na liturgia era o grande encontro deles com a Palavra Escrita e com a Ceia do Senhor, a Eucaristia, todos os domingos. Não havia muitos pregadores eloquentes, mas fiéis Leitores ( 1 Timóteo 4.13) Não era uma espiritualidade que dependia de eventos extra-igreja. Ou melhor, o calendário das igrejas era um calendário que os envolvia nas celebrações da vida especialmente as que relembravam o “Mistério Pascal”, isto é a Vida, Obra e Ressurreição de Nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.
Não dependiam de cruzadas evangelísticas, encontros monumentais, reuniões especiais, cultos sensacionalistas, não havia propaganda, marcações de horários especiais. Viviam e relembrava todos os dias o Grande Evento: a vida, morte e ressurreição do Senhor. Ele era o centro de tudo.
Hoje vivemos uma fé que depende de movimentos e do calendário de nossa sociedade. O Carnaval é um destes movimentos. E ao invés de fortalecermos a fé nestes dias, a maioria das igrejas promove acampamentos para evitar que os “crentes” e “filhos de crentes” caiam da “folia”, mas nestes encontros de fé, alguns chegam a criar o seu próprio “carnavalzinho”. Muitos se esquecem das práticas espirituais e transformam os encontros em meras reuniões sociais. Já participei de “acampamentos” sem sentido. Não havia nenhuma disposição de um retiro espiritual, pelo contrário recheavam todo encontro com gincanas sociais, “skeats” onde muitos jovens se vestiam de mulheres, entre outras coisas que nada tinham a ver com um encontro de espiritualidade.
Nestes dias onde “ser crente” significa, na maioria das vezes, fazer parte de uma entidade social, necessitamos voltar às origens, buscar a prática da espiritualidade da Igreja Antiga. Ensinar as primeiras letras, renunciar práticas que nada tem a ver com a fé verdadeira e simples. Pararmos de agir como meninos, levados por todo vento de pregações e pregadores. Paramos de andar de igreja em igreja, buscando uma palavra nova. Tomarmos decisões que nos levem a bebermos da Fonte Limpa e não de fontes turvas. Sabermos dizer “não” a opressão que nossa sociedade faz sobre nós e de fato em nosso dia-a-dia sermos “luzeiros num mundo” (Filipenses 2.15). Deixarmos de sermos crentes consumidores de uma fé oferecida no mercado dos canais de televisão por meio de múltiplas denominações.
Queremos continuar a fazer da nossa espiritualidade uma espiritualidade de acampamento e eventos? Queremos continuar a sermos subservientes aos gostos e desgostos de muitos líderes religiosos evangélicos de nosso tempo? Ou queremos buscar a verdadeira espiritualidade, cuja Fonte nunca secará? Somos sedentos por tudo o que é inovação, porque vivemos um cristianismo que é moldado pelo consumismo de uma fé que perece. Por isso as pessoas precisam sempre de uma palavra nova, uma nova canção, pois não conseguimos alimentar o coração somente com o que é Essencial. Que tipo de espiritualidade queremos? Uma espiritualidade de “acampamento” ou desejamos beber da fonte perene, que nunca seca, se renova por si mesma e dessedenta aquele que
a busca com a fé simples, verdadeira e perseverante? “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Rev. Luiz Augusto
-----------------------------------------------------------------
Liturgia – Culto Vespertino - 18 horas
Prelúdio: Instrumental
Cântico: “A alegria está no coração, de que em já conhece a Jesus...”
CONTRIÇÃO
Leitura Conjunta: “Antes de surgirem as montanhas, antes de nascerem a terra e o mundo, desde sempre e para sempre Tu és Deus.
Tu podes reduzir o homem ao pó, dizendo apenas: "Voltai ao pó, seres humanos!”Mil anos, diante de ti, são como o dia de ontem, que passou, ou como uma vigília da noite. Tu os arrebatas como um sonho, ou como a erva que de manhã verdeja, como a erva que de manhã brota vicejante, mas à tarde está murcha e seca. Ensina-nos a contar assim os nossos dias, para podermos chegar ao coração da sabedoria. Volta, SENHOR! Até quando...? Tem compaixão dos teus servos”. Salmo 90
Cântico: “KYRIE” – “Senhor, tem piedade de nós... Cristo, tem piedade de nós... Senhor, tem piedade de nós.... Sim, tem piedade de nós”.
Oração silenciosa e Pastoral
ADORAÇÃO e LOUVOR
Leitura Alternada do Salmo 113
Hino 27: “As grutas as rochas imensas”
Oração de adoração
Cânticos Espirituais
EDIFICAÇÃO
Oração com as Crianças
Mensagem Bíblica
OFERTÓRIO
Leitura Uníssona: Aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. (2 Coríntios 9:6-11)
Cântico: “Pai abre o meu coração, eu quero sentir tua compaixão. Quero trabalhar, e contribuir, quero ser um vaso usado por Ti. Oh Pai abre o meu coração... Quantos estão por aí a pedir, e eu aqui sem nada fazer... quero trabalhar e contribuir, quero ser um vaso usado por Ti, Oh Pai, abre o meu coração”.
Agradecimentos / Avisos
Benção Apostólica: ”Pai, faz-nos um”
Poslúdio – instrumental
-----------------------------------------------
LEITURA BÍBLICA PARA MEDITAÇÃO DIÁRIA
Seg. 28/02 3 João 1:1-15 Lucas 19:29-40; 22:7-3
Ter. 01/03 Judas 1:1-10 Lucas 22:39-42,45-23:1
Qua. 02/03 Joel 2:12-26 Joel 3:12-21
Qui. 03/03 Judas 1:11-25 Lucas 23:2-34,44-56
Sex. 04/03 Romanos 14:19-23 Mateus 6:1-13
Sab. 05/03 Gálatas 5:22-6:2 Mateus 11:27-30
Dom. 06/03 Hebreus 12:1-10 Mateus 20:1-16
--------------------------------------------------------------------
ANIVERSARIANTES DA SEMANA: “Ensina-nos a contar nossos dias”!
27/02 – Nanci Paes da Silva Braga
04/03 Nadir Machado Ferreira
--------------------------------------------------------------------
AVISOS
PEDIDOS DE ORAÇÃO: “Está enfermo aquele que tu amas” (Jo. 11: 3). Oremos sem cessar por: Hildete Gomes, Enildo Arruda, Tereza Bueno, Nelson Ximenes (pai), Nelson Ximenes (Filho), Genoveva Ximenes, Sorely, Carlinhos, Marisa, Jandira, Jaci, Jacira, Iolando, Marineide, Dc. Roberto; Pb. João Cosme, Adení, Luzineide Sales, Solange, Ailton e Aíde Rodrigues, Manoel Ageu, Selma, Pb. Araquém Melo e Silva, Antônio (filho de Lindinalva), Elon e Pr. Davi Falcão. SE VOCÊ DESEJA SOLICITAR ORAÇÕES POR ALGUÉM, PROCURE A SECRETÁRIA VALDEREZ.
---------------------------------------------------------------------
FÉRIAS PASTORAIS: O Rev. Luiz Augusto estará de férias neste mês de fevereiro. Os presbíteros Azineto, Isaías, Libânio e Américo estarão assumindo as atividades da igreja. Estamos recebendo hoje a visita do Pb. SILVESTRE na EBD e o Rev. GEDEÃO FERREIRA no culto vespertino, pelo que agradecemos a sua participação e desejamos-lhes boas vindas.
SAF: Dia 28/02 (segunda-feira) às 19:30 hs, reunião plenária. Todas as sócias estão convidadas.
UMP: Culto de início das atividades da mocidade para o exercício de 2010 dia 12/03 (sábado) às 19:00 hs. Ore, divulgue e participe.
---------------------------------------------------------------------
CÂNTICOS ESPIRITUAIS
1) Nosso Deus é soberano/ Ele reina desde a fundação do mundo/ A Terra era sem forma e vazia/ e o Espirito do nosso Deus/ se movia sobre a face das águas/ foi Ele quem criou o céu dos céus/ Fez separação das águas/ e da terra seca/ foi Ele quem criou o universo/ que criou a natureza/ e formou o homem/ Glória a Deus por suas maravilhas/ pela sua grandeza Glória a Deus!
2) És Tu única razão da minha adoração ó Jesus/ És Tu única esperança que anelo ter ó Jesus/ confiei em ti fui ajudado,/ Sua salvação tem me alegrado/ hoje há gozo em meu coração com meu canto Te louvarei/ eu Te louvarei, Te glorificarei/ eu Te louvarei meu bom Jesus.
3) Eis-me aqui outra vez/ diante de Ti abro meu coração/ meu clamor Tu escutas/ e fazes cair as barreiras em mim/ És fiel Senhor e dizes/ palavras de amor e esperança sem fim/ ao sentir Teu toque/ por Tua bondade libertas meu ser/ no calor desse lugar/ eu venho me derramar/ dizer que Te amo/ me derramar/ dizer Te preciso/ me derramar/ dizer que sou grato/ me derramar/ dizer que és formoso.

REUNIÕES SEMANAIS DA IGREJA
Domingo: 9:00h,Escola Dominical /18:00h, Culto Vespertino
Segunda: 8:00h, Oração-SAF / 19.30h, Reunião-SAF
Terça: 19:30h, Culto de Oração
Quarta: 14.30h, Gabinete Pastoral/19:30h, Culto em Piracicaba
Quinta 19:30h Culto de Doutrina
Sexta 19.30h Ensaio do Coral