terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Boletim n. 060 - Recife, 30 de janeiro de 2011

PASTORAL
A DEFINIÇÃO DE UMA PESSOA SANTA
J. C. Ryle
            A Santidade é o hábito de ser de um mesmo parecer com Deus, segundo a descrição de Sua mente, que encontramos em Sua Palavra. Representa o costume de estar de acordo com o Senhor em Seu juízo, aborrecer o que O aborrece, amar o que Ele ama e medir tudo no mundo com a norma da Sua Palavra.
            A pessoa santa se esforçará para evitar todo o pecado conhecido e guardar cada um dos mandamentos revelados. Terá uma decidida disposição mental para Deus, um desejo sincero de fazer a sua vontade, um medo maior de desagradar a Ele do que desagradar ao mundo.
            A pessoa santa lutará para ser igual ao nosso Senhor Jesus Cristo. Seguirá a mansidão, a resignação, a bondade, a paciência, a disposição amável, o domínio de sua língua. Suportará muito, tolerará muito, passará muito por alto e será lento para falar de afirmar os seus direitos.
            A pessoa santa seguirá a temperança e a abnegação. Se esforçará por fazer morrer os desejos do seu corpo, crucificará a sua carne com os seus afetos e inclinações, porá freio às suas paixões, reprimirá as suas tendências carnais.
            A pessoa santa se esforçará por fazer cumprir a regra de ouro, que consiste em fazer aquilo que gostaria que o próximo lhe fizesse.
A pessoa santa seguirá uma atitude misericordiosa e benevolente para com os demais.
            A pessoa santa seguirá o temor do Senhor. (Não o temor do escravo, mas o temor do Filho. Não o temor daquele que tem medo de pecar porque crê que o seu Pai o lançará fora, mas o temor do filho que ama tanto o Pai que não quer decepcioná-lo).
            A pessoa santa seguirá a humildade. Desejará com atitude modesta considerar todos os demais como superiores a ele mesmo. Verá mais maldade em seu próprio coração que em nenhum outro no mundo.
            A pessoa santa seguirá a fidelidade, concernente a todos os deveres e relações da vida. As pessoas santas deveriam colocar como meta: fazer o bem, sentir vergonha quando se permite realizar algo de maneira errada. Deveriam esforçar-se por ser bons maridos e boas esposas, bons pais e bons filhos, bons empregadores e bons empregados, bons vizinhos, bons súditos, bons em privado, bons em público, bons no lugar de trabalho, bons no lar.
            A pessoa santa se esforçará por ter seus olhos completamente postos em coisas lá de cima, aspirará por viver como alguém que tem um tesouro no céu e por passar por este mundo como um estrangeiro e peregrino que viaja para o seu lar. Aspirará por ter comunhão com Deus em oração, na Bíblia, na reunião do seu povo. Estas coisas serão o principal deleite do homem santo. Valorizará cada coisa, cada lugar, cada companhia, segundo a medida em que os mesmos o aproxime mais de Deus.
     
 


ESCALAS
Hoje,30/01/2011
Domingo, 06/02/2011
Púlpito
Pb. Américo

Introdutores


Culto Infantil


Piracicaba
Dia 02/02: Pb. Isaias


                                                                                           
LEITURA BÍBLICA PARA MEDITAÇÃO DIÁRIA

Seg.
31
Tiago 2.1-13        Marcos 10.17-31
Ter.
1
Tiago 3: 1-10              Marcos 11: 11-23
Qua
2
Hebreus 7: 7-17         Lucas 2: 22-40
Qui.
3
Tiago 4: 7-5, 9            Marcos 11: 27-33
Sex.
4
1 Pedro 1: 1-2,10-12, 2: 6-10      Marcos 12: 1-12
Sab.
5
Hebreus 13: 7-21      Lucas 6: 17-23
Dom.
6
1 Timóteo 4: 9-15     Lucas 19: 1-10

                  
AVISOS
PEDIDOS DE ORAÇÃO: “Está enfermo aquele que tu amas” (Jo11.3). Oremos sem cessar por: Hildete Gomes, Enildo Arruda, Tereza Bueno, Nelson Ximenes (pai), Nelson Ximenes (Filho), Genoveva Ximenes, Sorely, Carlinhos, Marisa, Jandira, Jaci, Jacira, Iolando, Marineide, Dc. Roberto; Pb. João Cosme, Adení, Luzineide Sales, Solange, Ailton e Aíde Rodrigues, Manoel Ageu, Selma, Pb. Araquém Melo e Silva, Antônio (filho de Lindinalva). SE VOCÊ DESEJA SOLICITAR ORAÇÕES POR ALGUÉM, PROCURE A SECERTÁRIA VALDEREZ.


REUNIÕES SEMANAIS DA IGREJA
Domingo
9:00h
Escola Dominical
18:00h
Culto Vespertino
Segunda
8.00h
Oração-SAF
19.30h
Reunião-SAF
Terça
15:00h
Gabinete Pastoral
19:30h
Culto-Oração
Quarta
19:30h
Culto - Piracicaba


Quinta 
19:30h
Culto - Doutrina


Sexta  
19.30h
Ensaio do Coral















JUNTA DIACONAL – CONTINUAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO: Art.3 - A Junta Diaconal executará as suas funções de acordo com os seguintes princípios: a) Reunir-se-á uma vez por mês ou, no mínimo, de três em
três meses, para ouvir a leitura da ata de reunião anterior e relatório dos diáconos, estudar a situação da obra diaconal, consertar planos, etc; b) A diretoria da Junta Diaconal compor-se-á de presidente,vice-presidente e secretário, eleitos anualmente; c) A Junta organizará escalas de diáconos para o recolhimento
das ofertas e para os demais serviços da sua competência; d) Estudar e sugerir ao Conselho planos de movimentos especiais, para reforço da receita anual; e) Para os trabalhos fora do templo como visitas, investigações dos necessitados, etc, devem os diáconos, de preferência, ser enviados de dois a dois;
f) Sempre que o ambiente o permitir os diáconos, nas visitas, deverão orar e ler trechos da Palavra de Deus, como também instruir os crentes sobre o privilégio da contribuição; g) Enviar trimestralmente ao Conselho relatório de suas visitas e outras atividades; h) Enviar anualmente o livro de atas e o relatório geral para
apreciação e aprovação do Conselho.

Boletim Informativo n. 59 - Recife, 23 de janeiro de 2011 - ANO XXIX

 PASTORAL
CRIADOS EM CRISTO PARA AS BOAS OBRAS
“Mostra-me a tua fé sem obras e eu mostrarei minha fé por meio de minhas obras (Tg 2.18)

Por que temos tanto medo de fazer boas obras ou boas ações? Por que somos tão lentos para praticar o serviço para o próximo? Por que somos tão difíceis em doar algo de nós para outros que estão precisando mais do que nós?
São estas perguntas que me veem a mente, quando leio alguns versículos do Novo Testamento. Acredito que toda questão se baseia numa interpretação errada que foi feita a respeito da vida cristã e é ensinada por milhares de líderes religiosos. A questão está em saber e conhecer a essência da fé cristã.
Quando percorremos as páginas do Novo Testamento, “fazer o bem e as boas obras” não se fundamenta na Lei de Moisés, mas no amor constrangedor de Cristo (2ª. Coríntios 5.14). O relacionamento vertical com Deus é essencial, mas este deve ser refletido no relacionamento horizontal, isto é, às pessoas. Quando Jesus proferiu os dois grandes mandamentos baseou-se em dois pontos importantes: Amar a Deus e amar ao próximo (Mc 12.28-34). O segundo, para Jesus, é tão importante quanto o primeiro. A visão de Cristo extrapola a visão religiosa, que ensinava  amar apenas aos que fazem parte da igreja. Ele fala até em amar ao inimigo. Portanto, cultuar a Deus é demonstrar o amor prático a quem quer que seja.
Então a prática da fé é a boa obra. E então temos a grande questão: Quando não nos identificamos com  o mais  desfavorecido ainda estamos longe da verdadeira fé.
O pastor Carlos van Engen afirma: “temos a mesma dívida para com os pobres e oprimidos e a mesma responsabilidade pelo estado do mundo”. Ao caminharmos sobre a história bíblica, vemos enfaticamente que Deus estava interessado que seu povo (Israel) cuidasse dos desfavorecidos, oprimidos, viúvas e órfãos. O Antigo Testamento profetizava que o culto agradável a Deus passava pela responsabilidade social (Is 58). Deus não se agradava da vida dos israelitas antes do exílio, quando os muitos sacrifícios no templo eram usados para evitar a ajuda aos necessitados. O compromisso e a identificação com os marginalizados socialmente, levanta de fato a questão da Igreja e sua responsabilidade.  Na Igreja Primitiva as viúvas dos cristãos gregos estavam sendo esquecidas gerando fofoca (At 6.1-7). Isto prova que mesmo uma igreja cheia do Espírito Santo pode chegar a se esquecer de tratar os desprezados com respeito e valorização. A sabedoria dos apóstolos reagiu a esta situação e supriu as necessidades daquelas irmãs. Na carta de Tiago, o escritor reage radicalmente contra os que apenas se diziam cristãos e não exerciam qualquer compromisso social (Tg 1.27). Aqui, Tiago reafirma que a demonstração da verdadeira religião passa pela identificação com os menos favorecidos. O professor David Barret afirma: “Em grande parte, a porção que os cristãos compartilham de dinheiro, saúde, propriedades e bens materiais poderia resolver a maioria dos problemas do mundo como a fome, a pobreza, as doenças, o desemprego, a falta de saneamento e assim por diante. Por esta causa em certo sentido os cristãos são culpados pela persistência do atual estado de coisas”. Portanto, precisamos parar e pensar como estou vivendo minha fé, se não invisto tempo, dinheiro e ajuda aos que passam por necessidades maiores que eu? Pois Jesus Nosso Senhor já dizia: “Onde está o teu tesouro, ali estará também o seu coração”. Nossa salvação é medida por atos e não por palavras.
                                         Rev. Luiz Augusto


REUNIÕES SEMANAIS DA IGREJA
Domingo
9:00h
Escola Dominical                    

18:00h
Culto Vespertino
Segunda
8.00h
Oração-SAF
           
19.30h
Reunião da SAF
Terça
15:00h
Gabinete Pastoral

19:30h
Reunião de Oração
Quarta
19:30h
Culto em Piracicaba
Quinta             
19:30h
Culto de Doutrina
Sexta              
19.30h
Ensaio do Coral



















ANIVERSARIANTE DA SEMANA: “Ensina-nos a contar nossos dias”! 

Dia 28: Jessica Andrade Coelho (34553373). Que Deus abençoe e lhes conceda a paz de Cristo, Nosso Deus!


ESCALAS
Hoje,23/01/2011
Domingo, 30/01/2011
Púlpito
Pb. Azineto
Pb. Américo
Introdutores
Libânio, Ieda, Edna

Culto Infantil
Cristiane

Piracicaba
Dia 26/01 - Pb. Américo
Dia 02/02: Pb. Isaias

                                                                                           
LEITURA BÍBLICA PARA MEDITAÇÃO DIÁRIA

Seg.
24
Hebreus 12:25-26;13:22-25 / Marcos 10:2-12
Ter.
25
1 Coríntios 12:7-11/ João 10:9-16
Qua
26
Tiago 1:1-18 / Marcos 10:11-16
Qui.
27
Hebreus 7:26-8:2 / João 10:9-16
Sex.
28
Tiago 2:1-13 / Marcos 10:23-32
Sab.
29
Colossenses 1:3-6 / Lucas 16:10-15
Dom.
30
1 Timóteo 1:15-17 / Mateus 15:21-28

                  
AVISOS
PEDIDOS DE ORAÇÃO: “Está enfermo aquele que tu amas” (Jo11.3). Oremos sem cessar por: Hildete Gomes, Enildo Arruda, Tereza Bueno, Nelson Ximenes (pai), Nelson Ximenes (Filho), Genoveva Ximenes, Sorely, Carlinhos, Marisa, Jandira, Jaci, Jacira, Iolando, Marineide, Dc. Roberto; Pb. João Cosme, Adení, Luzineide Sales, Solange, Ailton e Aíde Rodrigues, Manoel Ageu, Selma, Pb. Araquém Melo e Silva, Antônio (filho de Lindinalva).
JUNTA DIACONAL – CONTINUAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO: Art2. c) Examinar os casos de pretensões a lugares gratuitos em hospitais e orfanatos recomendando ou não a assistência pretendida; d) Tomar conhecimento da existência de enfermos, entre membros e aderentes da Igreja, visitá-los e confortá-los em caso de necessidade; e) Comunicar aos presbíteros e ao pastor a existência e as condições dos enfermos; f) Manter em dia com meticuloso cuidado a lista e os endereços das pessoas que estão recebendo auxílio da Junta; g) Recolher as ofertas dos membros e amigos da Igreja, conta-las e encaminhá-las imediata e diretamente à tesouraria; h) Dar todo o apoio coletivo e assegurar o apoio individual dos diáconos aos planos econômicos ou financeiros adotados pelo Conselho da Igreja de modo que sejam propagados com entusiasmo e realizados com toda a eficiência;
i) Verificar se estão em ordem as cousas referentes ao culto como também os objetos da Santa Ceia e do batismo e recolhimento das ofertas; j) Observar a ordem conveniente nos pátios e arredores do templo desde a rua até as dependências internas; l) Evitar de modo absoluto que haja reuniões em outras salas ou palestras entre membros da Igreja ou simples assistentes, dentro do templo ou nos pátios, durante as horas de culto. (continua ...)
Liturgia – Culto Vespertino - 18 horas
Prelúdio: Instrumental
Cântico
CONTRIÇÃO
Salmo 8:  SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus. Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança. Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos... SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! SENHOR, não me castigues na tua ira nem me disciplines no teu furor.
Cântico: “KYRIE”
Oração silenciosa e Pastoral
Cântico
 ADORAÇÃO e LOUVOR
Leitura Alternada: I Timóteo 1.12-17
Hino 39: “Exaltação e louvor”
Oração
Cântico
 EDIFICAÇÃO
Oração com as Crianças
Mensagem Bíblica
OFERTÓRIO
Hino 269: “Pureza no sangue de Cristo”
Agradecimentos / Avisos
Benção Apostólica - Cântico
Poslúdio – instrumental
CÂNTICOS ESPIRITUAIS
1. Jesus é a aliança, entre você e Deus / Hoje ele te chama para renovar / Hoje ele te chama para restaurar / Hoje ele te chama para dele derramar.
2. Sobre toda a terra Tu és o Rei/ Sobre as montanhas e pôr do sol / Uma coisa só meu desejo é:/ Vem reinar de novo em mim./ Reina em mim com Teu poder / Sobre a escuridão, sobre os sonhos meus / Tu és o Senhor de tudo o que sou/ Vem reinar em mim, Senhor./ Sobre o meu pensar, tudo que eu falar/ Faz-me refletir a beleza que há em Ti / Tu és para mim mais que tudo aqui / Vem reinar de novo em mim.
3. Sonda-me, Senhor, e me conheces/ Quebranta o meu coração/ Transforma-me conforme a Tua palavra
E enche-me até que em mim se ache só a Ti/ Então, usa-me, Senhor / Usa-me / Como um farol que brilha à noite/ Como ponte sobre as águas / Como abrigo no deserto / Como flecha que acerta o alvo / Eu quero ser usado da maneira que te agrade / Em qualquer hora e em qualquer lugar / Eis aqui a minha vida / Usa-me, Senhor / Usa-me.
4. Quanta coisa tenho feito para o meu próprio prazer/ tenho andado a procura do meu próprio bem viver/ enquanto existe tanta gente ansiosa por aí/ não te conhecendo assim como eu conheço a ti. / O chamado que um dia tu fizeste a mim/ e ao qual sem hesitar eu disse Sim / ressoou em meus ouvidos como da primeira vez/ e a ti Jesus eu novamente digo sim: Eis-me aqui eu livre estou ao teu dispor / Para onde tu quiseres me enviar / me coloco submisso a ti Senhor / Para o teu querer em mim realizar!
5. Em espírito, em verdade, Te adoramos, Te adoramos/ Rei dos reis e Senhor Te entregamos nosso viver/ Rei dos reis e Senhor e Te entregamos nosso viver/ Pra Te adorar, ó Rei dos reis, foi que eu nasci, ó Rei Jesus/ Meu prazer é Te louvar, meu prazer é estar nos átrios do Senhor / Meu prazer é viver na casa de Deus, onde flui o amor //... Ministrando o louvor.
6. Minh’alma engrandece ao Senhor, meu espírito se alegra em Deus meu Salvador/ Pois com poder tem feito grandes coisas,/ e com misericórdia, demonstrado amor/ Santo, Santo, Santo és Senhor/ Santo, Santo, Santo és Senhor/ Tem enchido nossas lâmpadas com o óleo do Espírito, tem feito sua vide florescer/ Tem enchido nossas lâmpadas com o óleo do Espírito, tem feito sua vide florescer.